A 1ª fase da atividade educacional, ocorrida em janeiro e fevereiro de 2010 (ver post anterior), teve como objetivo fundamentar teoricamente o Projeto Blog, isto é, estudar o processo de aprendizagem, a dinâmica das redes sociais, a interface blog e as ferramentas disponíveis na web.
Considero a seguinte sugestão como lema desta 1ª fase: "Educadores interessados em usar blogs devem andar um pouco pela blogosfera e conhecer criações em diversas áreas de interesse humano: cultura, ciência, comunicações, tecnologia, esportes, humor etc. Nessas áreas todas há ótimos blogs, com muito tráfego, com textos elegantes, com comunidades virtuais que funcionam de modo maravilhoso. Acho que bons blogs, em todas essas áreas, podem funcionar como fontes de inspiração para os educadores. Isso pode nos ajudar a evitar o perigo de pedagogizar os blogs" (ver em Barato, 2007).
Assim, naveguei pela blogosfera atenta à sua dinâmica, selecionando alguns blogs de sucesso em determinadas áreas do conhecimento, observando como as pessoas interagiam, o que fazia um post ter repercussão na web, como eram os layouts dos blogs, etc. Além disso, como essa atividade tem cunho educacional, estudei as teorias sobre o processo de aprendizagem e como esta ocorre quando utilizamos a internet, especificamente a interface blog.
Concluí que os textos com conteúdo, isto é, interessantes para um determinado público fazem com que o blog seja aceito, lido e divulgado na blogsfera; as aprendizagens não ocorrem apenas com as pesquisas para as postagens, mas também pela interação entre blogueiros e leitores. Saliento também que o blog ter um público real traz outras perspectivas para os alunos/blogueiros, como motivação por ter seu texto lido ou (re)publicado em outro blog, maior responsabilidade com a escrita, tanto em relação às normas gramaticais quanto em estratégias textuais.
Assim, naveguei pela blogosfera atenta à sua dinâmica, selecionando alguns blogs de sucesso em determinadas áreas do conhecimento, observando como as pessoas interagiam, o que fazia um post ter repercussão na web, como eram os layouts dos blogs, etc. Além disso, como essa atividade tem cunho educacional, estudei as teorias sobre o processo de aprendizagem e como esta ocorre quando utilizamos a internet, especificamente a interface blog.
Concluí que os textos com conteúdo, isto é, interessantes para um determinado público fazem com que o blog seja aceito, lido e divulgado na blogsfera; as aprendizagens não ocorrem apenas com as pesquisas para as postagens, mas também pela interação entre blogueiros e leitores. Saliento também que o blog ter um público real traz outras perspectivas para os alunos/blogueiros, como motivação por ter seu texto lido ou (re)publicado em outro blog, maior responsabilidade com a escrita, tanto em relação às normas gramaticais quanto em estratégias textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Netiquetas são bem-vindas, assim como comentários construtivos!