domingo, 18 de julho de 2010

2ª fase - Analisando os blogs


Após a 1ª fase (dedicada aos meus estudos e planejamentos), deu-se início à atividade educacional. Considerei interessante que os alunos observassem alguns blogs e que, a partir de seus relatos, pudéssemos caracterizar essa interface.
Assim, selecionei três blogs de sucesso na blogosfera (1º- Sonhos de Luciana; 2º- Acontecimentos; 3º- Boteco Escola) e cada dupla de alunos sorteou um desses blogs para responderem as seguintes perguntas:
* O que você acha do nome do blog sorteado? Ele tem ligação com os textos publicados?
* O layout (as cores, letras, tamanho das letras, tamanho das fotos) facilitam a leitura? Por quê? Qual é a sua opinião em relação a isso?
* Os textos ficam mais atraentes com ou sem foto?
* Quais textos você gostou mais: curtos ou longos?
* Você achou algum comentário interessante? Por quê?
* Qual post você mais gostou? Por quê?
* Os posts tem algum tema ou são variados?

As respostas foram variadas, mas chegamos às seguintes conclusões:
Os nomes escolhidos para os blogs tem alguma relação com os textos e ideias do autor; o layout deve facilitar a leitura e não cansar a visão do leitor, ampliando a possibilidade de entendimento do texto, além da frequência e indicação do blog; textos longos cansam. A foto chama atenção do leitor para o texto, etc.

*¨*¨*¨*
OBSERVAÇÕES:
1) Acredito que para uma observação mais satisfatória, alguns blogs sem sucesso na blogosfera também deveriam ter sido selecionados, para que os alunos experimentassem os contratempos da leitura em um ambiente desfavorável; por exemplo, blogs com letras muito pequenas, textos grandes, sem apelo visual, etc.

2) Além dos alunos terem pesquisado um ambiente real de comunicação, este exercício possibilitou o primeiro contato com as terminologias da área de forma diferente da habitual, sem conceituações no quadro e exercícios artificiais. Em outras palavras, ao invés dos alunos seguirem a metodologia TEORIA=> PRÁTICA, abstrata e muitas vezes ininteligível para crianças e adolescentes, a ordem foi invertida para PRÁTICA=> TEORIA, facilitando, assim, o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Netiquetas são bem-vindas, assim como comentários construtivos!